Bora comigo, que a tia Aline vai te facilitar a vida um pouco.

Entender público alvo e persona é pra te ajudar, e não para se tornar uma dor de cabeça a mais para o seu negócio.

Então eu vou deixar umas dicas de como você pode encontrar esse cliente ideal e compreender ele.

Primeiro de tudo, pense no público com o qual você gostaria de trabalhar (esse é o momento de sonhar).

Claro que se você já tem um tempo de negócio, você já tem noção de tipos diferentes de clientes que seu produto e serviço atinge. Então pode se basear naqueles que foram os melhores de atender (e de receber também, que os boletos não se pagam sozinhos).

A persona serve pra montar esse cliente para além dos hábitos de compra. É para entender onde ele vai para se divertir, como é o estilo de vida dele, profissão e tudo mais que você conseguir saber. E muito importante, onde estão as dores dele.

E em um primeiro momento quando você tiver montando o seu Joãozinho e sua Mariazinha, os clientes ideais da sua empresa, muita coisa é dedução só pelo que você já observou. Mas após essa parte imaginada é hora de validar essas informações. Aí é o momento de lançar pesquisas (ser criativa para não se tornar chata e repetitiva é legal), se tiver como, vale até ligar para alguns clientes.

Eu sei, quem liga em pleno 2021?


Mas quem sabe aí você já deixa um gostinho de diferencial do seu negócio, um gesto de atenção da sua parte.


Uma dica é deixar claro que é uma pesquisa SÓ COM OS CLIENTES MAIS ESPECIAIS, pois quem não gosta de ser especial?! (mas cuida aí pra não parecer falso, o cliente vai sacar). 

E vale eu dizer que ligação é valido se seu cliente parecer aberto a isso. Pois se for o tipo de cliente que já deixou claro que não curte ligação de forma alguma, que é totalmente digital, invista em uma pesquisa via Whatsapp que ainda assim é pessoal, mas não inconveniente.


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